Gabriel Haesbaert
Terminam, nesta quinta-feira (11), as inscrições para o Conecta Distrito. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, na Cooperativa Coop 2036, na Vila Belga, em Santa Maria.
A programação conta com bate-papo e palestras voltadas para as áreas da economia criativa, do design, da moda e do marketing. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Distrito Criativo Centro-Gare.
Leia também
Ficção e realidade se misturam em espetáculo sobre travesti no Mês da IgualdadeDuca Leindecker retorna a Santa Maria em turnê com o filho GuilhermeMês da Igualdade: exposição no Masm celebra os 20 anos da Parada Livre da Região Centro
Conecta Distrito: economia criativa em foco na Vila Belga
O evento foi pensado para estimular os empreendedores de Santa Maria e fortalecer a região do Centro Histórico para a implantação do Distrito Criativo Centro-Gare. A base de todas estas ações é a economia criativa, conjunto de atividades relacionadas à cultura e à tecnologia que impactam na geração e movimentação de renda.
Segundo o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, serão dois dias intensos de muita atividade, com a exposição de cases de sucesso, como o Distrito Criativo, de Porto Alegre:
– É uma oportunidade para as pessoas compreenderem como podem transformar o seu talento em renda e crescimento profissional. Santa Maria, com certeza, pode se beneficiar com esse movimento, já que a nossa população possui muita criatividade na hora de empreender – explica o vice-prefeito Rodrigo Décimo.
Os destaques do Conecta Distrito
Entre os palestrantes, estão confirmados o coordenador do Laboratório Criativo da Feevale, Cristiano Max, e o fundador da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, Jorge Piqué, um dos responsáveis pelo Distrito Criativo de Porto Alegre.
Na sexta-feira (12), após a abertura oficial, o professor Cristiano Max, coordenador do mestrado profissional em Indústria Criativa da Feevale, fala sobre o destaque da economia e da indústria criativa como norteadores de planos estratégicos e políticas públicas.
Ainda pela manhã de sábado, ocorre uma Rodada de Empreendimentos Criativos sobre Economia Circular, com foco na experiência dos brechós. A publicitária Taciane Escandiel, criadora do Brio Brechó, é uma das participantes da conversa, juntamente com Marcela Leal, do Broto Maroto, e Paula e Thaianne (do Brechados).
Taciane conta que foi convidada a participar do evento também por conta de seu trabalho de conclusão de graduação, onde pesquisou sobre moda e brechós.
– Aceitei imediatamente o convite pois acredito que mostrar como é viver de brechó para as pessoas trará a consciência de que, muito além de vender peças usadas, ter um brechó é trabalho e deve ser valorizado como tal. Além disso, com este trabalho incentivamos o consumo do que já existe, aumentamos a vida útil das peças e possibilitamos às pessoas uma forma mais sustentável de viver e ajudar o meio ambiente.
A manhã será finalizada com uma palestra prática com o publicitário Claudio Ozório, diretor executivo da Ozorio Digital Branding. Em foco, vão estar conceitos e ferramentas para negócios no ambiente digital, utilizando as redes sociais como canal de atração e venda.
Pela tarde, é a vez da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM falar sobre economia criativa, seguida de eventos com foco em design, moda slow fashion e empreendedorismo sustentável.
O dia encerra com uma atividade sobre o Brique da Vila Belga. Ao longo do dia, quem anima os intervalos é Daiane Diniz Trio.
Leia também
Curso de Artes Cênicas da UFSM promove espetáculos gratuitosComemorações farroupilhas retornam após dois anos de atividades canceladas em função da Covid-19Comemorações farroupilhas retornam após dois anos de atividades canceladas em função da Covid-19Cassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos shows
Já no sábado (13), é a Banda Baile do Milho Verde que promete agitar o último dia do Conecta Distrito.
A programação abre com mais uma Rodada de Empreendimentos Criativos, desta vez sobre moda autoral e diversidade: empreendedores falam sobre moda sem gênero, plus size e afro.
Ao fim da manhã, nova rodada com o Feito Por Mulheres, programa de empreendedorismo feminino local transmitido pela Rádio Armazém. O programa é oriundo da cooperativa Feito por Mulheres, que tem a iniciativa de impulsionar a geração de trabalho para moradoras de Santa Maria e região de diversos setores.
No início da tarde, o professor e fundador da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, Jorge Piqué, fala sobre o Distrito Criativo de Porto Alegre, desenvolvido por ele.
Em seguida, ocorre uma roda de conversa com a Associação Cultural Vila Flores, instituição responsável pela programação cultural do Complexo Cultural Vila Flores em Porto Alegre; e com o Galpão Makers, hub de produção que reúne fazedores num espaço compartilhado de 700 m², com mais de 15 iniciativas residentes.
Ainda pela tarde, uma edição super especial do tradicional Brique da Vila Belga, integrada ao Conecta Distrito. O evento encerra às 18h, no Left Rock Bar, com discotecagem de Ricardo Nicoloso e lançamento do livro ‘Por que artistas’.
Confira a programação completa
Sexta-feira, 12 de agosto
9h – Abertura oficial
9h15 – Indústria e Economia Criativa com Cristiano Max (Feevale)
10h – Brechós e Upcycling: Como esses conceitos são explorados no Design de Moda (UFN)
Participantes: professora mestra Caroline Manucelo Colpo e professora mestra Rubiana Sandri
10h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Economia Circular – a experiência dos brechós
Mediação de Camila CunhaParticipantes: Marcela Leal (Broto Maroto), Paula e Thaianne (Brechados), Taci Escandiel (Brio Brechó)
11h30min – Mergulho Digital: unindo redes sociais e vendas
Palestra com Claudio Ozório
12h15 – Intervalo Cultural
13h15 – UFSM/PRE – Pílulas de Extensão da UFSM no Distrito Criativo
Mediação: Prof. Flavi F. Lisboa FilhoParticipantes: profª Maria Medianeira Padoin, profª Leonora Romano, prof. Thiago Xavier
14h – Dona Rufina – Luciana Bulcão
Mediação: Ana Fagundes
15h30 – Intervalo Cultural
16h – Design e artesanato: expressão de uma identidade local – Design de Produto (UFN)
Gabriel Barbieri e Círia MoroCom participação de Luciana Bulcão
16h45 – Pitching Performance – Virtual Ritual com Carolina Berger
17h – Rodada de Empreendimentos Criativos: Empreendedorismo & Criatividade
Mediação: Lisete FroelichParticipantes: Muddã Natural Care (cosméticos naturais e veganos), Biscoitin da Cris (Cris Mangini), Feira Pop Up Eco Design (Gabriela Rorato Guarienti)
17h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Brique da Vila Belga – Trocas & Criatividade
Mediação: Liciane BrunParticipante: Kalu da Cunha Flores
18h15 – Intervalo cultural + encerramento
Sábado, 13 de agosto
10h – Rodada de Empreendimentos Criativos: Moda autoral e diversidade
Mediação: Serginho MarquesParticipantes: By Fofys – moda sem gênero – Doug Batistello, Vênus Moda Plus Size – moda plus – marca de Fernanda Pizutti Codinotti, Criolando – Moda afro – Flávia Nascimento
11h – Pitch com Statups da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM
11h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Rádio Armazém – Empreendimento Feito por Mulheres
Mediação: Edson KahParticipantes: Camila Lourenci, Caroline Moraes, Isadora Santos e Lucielle Dresch
12h – Intervalo Cultural
13h30 – Case Distrito Criativo Porto Alegre – Jorge Piqué
14h30 – Empreendimentos Criativos: Associação Cultural Vila Flores e Galpão Makers – Roberta Dias e Fabio Schmidt
15h – Brique da Vila Belga
18h – Encerramento
Left Rock Bar – Com discotecagem de Ricardo Nicoloso e lançamento do livro ‘Por que artistas’
O Distrito Criativo de Santa Maria
O primeiro distrito criativo da cidade foi oficializado em abril de 2022 e está localizado na região do Centro Histórico de Santa Maria. O perímetro comporta a interseção de 25 ruas e duas avenidas: a Avenida Rio Branco e a Avenida Itaimbé. Ao norte, o seu limite é materializado por meio dos trilhos.
A região do Centro Histórico foi escolhida para compor o território do Distrito Criativo devido à forte presença da economia criativa no local. Só na Vila Belga mais da metade das casas abrigam empreendimentos relacionados à economia criativa. Na Avenida Rio Branco também se destacam várias atividades, incluindo brechós, antiquários, briques, entre outros.
Com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia mais notícias de Cultura