Economia criativa é tema de evento na Vila Belga; Veja como participar

Redação do Diário

Economia criativa é tema de evento na Vila Belga; Veja como participar

Gabriel Haesbaert

Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)

Terminam, nesta quinta-feira (11), as inscrições para o Conecta Distrito. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, na Cooperativa Coop 2036, na Vila Belga, em Santa Maria.

A programação conta com bate-papo e palestras voltadas para as áreas da economia criativa, do design, da moda e do marketing. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Distrito Criativo Centro-Gare.

Leia também

Ficção e realidade se misturam em espetáculo sobre travesti no Mês da IgualdadeDuca Leindecker retorna a Santa Maria em turnê com o filho GuilhermeMês da Igualdade: exposição no Masm celebra os 20 anos da Parada Livre da Região Centro

Conecta Distrito: economia criativa em foco na Vila Belga

O evento foi pensado para estimular os empreendedores de Santa Maria e fortalecer a região do Centro Histórico para a implantação do Distrito Criativo Centro-Gare. A base de todas estas ações é a economia criativa, conjunto de atividades relacionadas à cultura e à tecnologia que impactam na geração e movimentação de renda.

Segundo o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, serão dois dias intensos de muita atividade, com a exposição de cases de sucesso, como o Distrito Criativo, de Porto Alegre:

– É uma oportunidade para as pessoas compreenderem como podem transformar o seu talento em renda e crescimento profissional. Santa Maria, com certeza, pode se beneficiar com esse movimento, já que a nossa população possui muita criatividade na hora de empreender – explica o vice-prefeito Rodrigo Décimo.

Os destaques do Conecta Distrito

Entre os palestrantes, estão confirmados o coordenador do Laboratório Criativo da Feevale, Cristiano Max, e o fundador da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, Jorge Piqué, um dos responsáveis pelo Distrito Criativo de Porto Alegre.

Na sexta-feira (12), após a abertura oficial, o professor Cristiano Max, coordenador do mestrado profissional em Indústria Criativa da Feevale, fala sobre o destaque da economia e da indústria criativa como norteadores de planos estratégicos e políticas públicas.

Ainda pela manhã de sábado, ocorre uma Rodada de Empreendimentos Criativos sobre Economia Circular, com foco na experiência dos brechós. A publicitária Taciane Escandiel, criadora do Brio Brechó, é uma das participantes da conversa, juntamente com Marcela Leal, do Broto Maroto, e Paula e Thaianne (do Brechados).

Taciane conta que foi convidada a participar do evento também por conta de seu trabalho de conclusão de graduação, onde pesquisou sobre moda e brechós.

– Aceitei imediatamente o convite pois acredito que mostrar como é viver de brechó para as pessoas trará a consciência de que, muito além de vender peças usadas, ter um brechó é trabalho e deve ser valorizado como tal. Além disso, com este trabalho incentivamos o consumo do que já existe, aumentamos a vida útil das peças e possibilitamos às pessoas uma forma mais sustentável de viver e ajudar o meio ambiente.

A manhã será finalizada com uma palestra prática com o publicitário Claudio Ozório, diretor executivo da Ozorio Digital Branding. Em foco, vão estar conceitos e ferramentas para negócios no ambiente digital, utilizando as redes sociais como canal de atração e venda.

Pela tarde, é a vez da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM falar sobre economia criativa, seguida de eventos com foco em design, moda slow fashion e empreendedorismo sustentável.

O dia encerra com uma atividade sobre o Brique da Vila Belga. Ao longo do dia, quem anima os intervalos é Daiane Diniz Trio.

Leia também

Curso de Artes Cênicas da UFSM promove espetáculos gratuitosComemorações farroupilhas retornam após dois anos de atividades canceladas em função da Covid-19Comemorações farroupilhas retornam após dois anos de atividades canceladas em função da Covid-19Cassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos shows

Já no sábado (13), é a Banda Baile do Milho Verde que promete agitar o último dia do Conecta Distrito.

A programação abre com mais uma Rodada de Empreendimentos Criativos, desta vez sobre moda autoral e diversidade: empreendedores falam sobre moda sem gênero, plus size e afro.

Ao fim da manhã, nova rodada com o Feito Por Mulheres, programa de empreendedorismo feminino local transmitido pela Rádio Armazém. O programa é oriundo da cooperativa Feito por Mulheres, que tem a iniciativa de impulsionar a geração de trabalho para moradoras de Santa Maria e região de diversos setores.

No início da tarde, o professor e fundador da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, Jorge Piqué, fala sobre o Distrito Criativo de Porto Alegre, desenvolvido por ele.

Em seguida, ocorre uma roda de conversa com a Associação Cultural Vila Flores, instituição responsável pela programação cultural do Complexo Cultural Vila Flores em Porto Alegre; e com o Galpão Makers, hub de produção que reúne fazedores num espaço compartilhado de 700 m², com mais de 15 iniciativas residentes.

Ainda pela tarde, uma edição super especial do tradicional Brique da Vila Belga, integrada ao Conecta Distrito. O evento encerra às 18h, no Left Rock Bar, com discotecagem de Ricardo Nicoloso e lançamento do livro ‘Por que artistas’.

Confira a programação completa

Sexta-feira, 12 de agosto

9h – Abertura oficial

9h15 – Indústria e Economia Criativa com Cristiano Max (Feevale)

10h – Brechós e Upcycling: Como esses conceitos são explorados no Design de Moda (UFN)

Participantes: professora mestra Caroline Manucelo Colpo e professora mestra Rubiana Sandri

10h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Economia Circular – a experiência dos brechós

Mediação de Camila CunhaParticipantes: Marcela Leal (Broto Maroto), Paula e Thaianne (Brechados), Taci Escandiel (Brio Brechó)

11h30min – Mergulho Digital: unindo redes sociais e vendas

Palestra com Claudio Ozório

12h15 – Intervalo Cultural

13h15 – UFSM/PRE – Pílulas de Extensão da UFSM no Distrito Criativo

Mediação: Prof. Flavi F. Lisboa FilhoParticipantes: profª Maria Medianeira Padoin, profª Leonora Romano, prof. Thiago Xavier

14h – Dona Rufina – Luciana Bulcão

Mediação: Ana Fagundes

15h30 – Intervalo Cultural

16h – Design e artesanato: expressão de uma identidade local – Design de Produto (UFN)

Gabriel Barbieri e Círia MoroCom participação de Luciana Bulcão

16h45 – Pitching Performance – Virtual Ritual com Carolina Berger  

17h –  Rodada de Empreendimentos Criativos: Empreendedorismo & Criatividade

Mediação: Lisete FroelichParticipantes: Muddã Natural Care (cosméticos naturais e veganos), Biscoitin da Cris (Cris Mangini), Feira Pop Up Eco Design (Gabriela Rorato Guarienti)

17h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Brique da Vila Belga – Trocas & Criatividade

Mediação: Liciane BrunParticipante: Kalu da Cunha Flores

18h15 – Intervalo cultural + encerramento

Sábado, 13 de agosto

10h – Rodada de Empreendimentos Criativos: Moda autoral e diversidade

Mediação: Serginho MarquesParticipantes: By Fofys – moda sem gênero – Doug Batistello, Vênus Moda Plus Size – moda plus – marca de Fernanda Pizutti Codinotti, Criolando – Moda afro – Flávia Nascimento

11h – Pitch com Statups da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM

11h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Rádio Armazém – Empreendimento Feito por Mulheres

Mediação: Edson KahParticipantes: Camila Lourenci, Caroline Moraes, Isadora Santos e Lucielle Dresch

12h – Intervalo Cultural

13h30 – Case Distrito Criativo Porto Alegre – Jorge Piqué

14h30 – Empreendimentos Criativos: Associação Cultural Vila Flores e Galpão Makers – Roberta Dias e Fabio Schmidt

15h – Brique da Vila Belga

18h – Encerramento

Left Rock Bar – Com discotecagem de Ricardo Nicoloso e lançamento do livro ‘Por que artistas’

O Distrito Criativo de Santa Maria

O primeiro distrito criativo da cidade foi oficializado em abril de 2022 e está localizado na região do Centro Histórico de Santa Maria. O perímetro comporta a interseção de 25 ruas e duas avenidas: a Avenida Rio Branco e a Avenida Itaimbé. Ao norte, o seu limite é materializado por meio dos trilhos.

A região do Centro Histórico foi escolhida para compor o território do Distrito Criativo devido à forte presença da economia criativa no local. Só na Vila Belga mais da metade das casas abrigam empreendimentos relacionados à economia criativa. Na Avenida Rio Branco também se destacam várias atividades, incluindo brechós, antiquários, briques, entre outros.

Com informações da prefeitura de Santa Maria

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Olimpíada Brasileira de Satélites ocorre neste sábado em Santa Maria Anterior

Olimpíada Brasileira de Satélites ocorre neste sábado em Santa Maria

Lei Maria da Penha: a cada dia, três medidas protetivas são solicitadas em Santa Maria Próximo

Lei Maria da Penha: a cada dia, três medidas protetivas são solicitadas em Santa Maria

Geral